Notícias da Casa

“É uma felicidade enorme pra gente contar com essa casa maravilhosa”

abr 1, 2024 | Relatos de experiência | 0 Comentários

Compartilhe

A Casa Maria, organização não-governamental (ONG) dedicada à assistência de pessoas com câncer, completou 10 anos em março. A instituição de caráter beneficente e assistencial está localizada em Santa Maria, na região central, e atende todos os municípios referenciados pelos hospitais públicos da cidade, oferecendo amparo, auxílio e apoio a pacientes e seus familiares.

Uma das muitas histórias de superação ligadas e beneficiadas pelo projeto é a de Valquíria Rodrigues, 47, e seu filho, João Gabriel, 11, naturais de Santana do Livramento. Em 2014, quando João tinha menos de um ano de idade, foi diagnosticado com um tumor de Wilms, uma forma rara de câncer renal que afeta principalmente crianças.

O diagnóstico veio após febres persistentes, levando a família a buscar respostas médicas. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor é diagnosticado por meio de exames de imagem. Outros sinais de Tumor de Wilms são de massa palpável no abdome ou apresentar outros sintomas associados, como infecção urinária, sangue na urina (hematúria), pressão alta (hipertensão arterial), e/ou dor abdominal, ainda segundo o INCA.

Em meio ao tratamento oncológico, que incluiu cirurgias e quimioterapias, a Casa Maria abriu suas portas para os dois, oferecendo o suporte necessário para enfrentar essa batalha, sem preocupações financeiras. O tratamento do pequeno foi realizado no setor de oncologia pediátrica de um hospital público de Santa Maria. Valquíria relembra com emoção o apoio recebido da ONG.

Quando o João foi diagnosticado com o tumor de Wilms, a Casa Maria nos acolheu prontamente. Todo assessoramento, tudo o que a gente precisou, a gente realmente é muito grato“, afirma.

João em 2020, à esquerda. Ele junto com a mãe, em 2024, à direita. Foto: reprodução

Durante o tempo em que estiveram ativamente na ONG, Valquíria e João receberam assistência social e psicológica, além de outros auxílios. Hoje, com onze anos, João está curado e visita a Casa Maria sempre que possível. “É uma felicidade enorme pra gente, durante esses 10 anos, poder contar com essa casa maravilhosa“, complementa Valquíria.

Sobre a Casa Maria

A Casa Maria atende pacientes oncológicos que residem em cerca de 60 municípios gaúchos, concentrados principalmente na região central e centro-oeste. Os contatos podem ser feitos pela página do Facebook Casa Maria Ong, pelo Instagram ou pelo telefone (55) 3311-7077.

O espaço conta com vagas destinadas a pacientes e acompanhantes. Além disso, são oferecidos café da manhã, almoço, lanche e jantar, de forma gratuita.

A instituição sobrevive por meio de doações. Para contribuir, acesse o site da entidade. Também é possível entregar doações diretamente na ONG, que fica na Rua Erly de Almeida Lima, 447, bairro Camobi, em Santa Maria.

Fotos: Divulgação/Casa Maria

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?